sábado, 2 de fevereiro de 2013

2 de Fevereiro - Dia de Iemanjá.




Hoje é um dia especial para os seguidores do canbomblé.  É dia de Iemanjá.
Vamos conhecer um pouco mais sobre esse grande festejo?


No Brasil, a orixá goza de grande popularidade entre os seguidores de religiões afro-brasileiras e até por membros de religiões distintas.
Em Salvador, ocorre anualmente, no dia 2 de fevereiro, a maior festa do país em homenagem à "Rainha do Mar". A celebração envolve milhares de pessoas que, trajadas de branco, saem em procissão até ao templo-mor, localizado próximo à foz do rio Vermelho, onde depositam variedades de oferendas, tais como espelhos, bijuterias, comidas, perfumes e toda sorte de agrados.
 
" Iemanjá, rainha do mar, é também conhecida por dona Janaína, Inaê, Princesa de Aiocá e Maria, no paralelismo com a religião católica. Aiocá é o reino das terras misteriosas da felicidade e da liberdade, imagem das terras natais da África, saudades dos dias livres na floresta."
 
E para que acha que Iemanjá só é lembrada no Brasil,  em Cuba, Yemayá também possui as cores azul e branca, é uma rainha do mar negra, assume o nome cristão de La Virgen de la Regla e faz parte da santeria como santa padroeira dos portos de Havana. Lydia Cabrera fala em sete nomes igualmente, especificando bem que apenas uma Iemanjá existe, à qual se chega por sete caminhos. Seu nome indica o lugar onde ela se encontra.

Livro Iemanjá, A Grande Mãe Africana Do Brasil - Novo!!!
E para finalizar, gostaria de indicar o livro IEMANJÁ - A GRANDE MÃE AFRICANA DO BRASIL DE ARMANDO VALLADO. (Ainda não tive a oportunidade ler. Uma grande amiga disse que é ótimo. Então, fica a dica!)








Beijooos =* 
 

2 comentários:

  1. Oi, achei muito legal a sua iniciativa na postagem

    Beijinhos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir