segunda-feira, 3 de setembro de 2012

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

Vocês já ouviram falar da "Codex Giga" , ou como é mundialmente conhecida :
"A Biblia do Diabo"

Codex Giga, em latim significa o “Grande Livro”. Um livro que já foi considerado a oitava maravilha do mundo.

Codex Giga ou mais conhecido como a Bíblia do Diabo é o MAIOR MANUSCRITO MEDIEVAL DO MUNDO!! Possui 92 cm de altura, 50 cm de largura e 22 cm de espessura, pesando aproximadamente 80 kilos e contendo mais de 300 páginas. Esse livro contém a Bíblia em latim e mais diversos outros textos, entre documentos históricos, ilustrações e um extenso formulário de magia e curas medicinais.

Cobiçado pelos poderosos, roubado como espólio de guerra, mantido em segredo por um imperador romano. O código inspirou medo e obsessão por sua posse.

O nome Bíblia do Diabo se deve à uma enorme ilustração do Diabo no interior do livro, bem como à lenda que envolve a sua criação. Seu escriba teria sido um monge que quebrou seus votos monásticos e, por este motivo, foi condenado à uma punição terrivel.

Em meados do século 13 dizem que ele cometera um crime contra a igreja e os monges mais velhos reuniram-se para puni-lo. Ele poderia ser morto de diversas formas, mas a escolhida foi a mais cruel possivel: Ele seria emparedado, ou seja, colocado em pé em um espaço na parede ainda vivo e gradativamente tijolo a tijolo o selaria atrás desta para sempre.

Quando o monge recebe com temor a sentença, prosta-se aos pés dos monges e suplica pela sua vida ,e que provaria sua fé, escrevendo uma obra tão grandiosa que conterá partes da Bíblia Sagrada e conhecimentos que seu monasterio nunca mais seria esquecido pela história. Propôs que já que era um escriba escreveria esse livro em uma só noite. Os monges ali presentes riram de tal absurdo.(Atualmente, cientistas estimam que seriam necessários ao menos 20 anos de trabalho ininterrupto para concluir o livro)

A noite já ia alta quando o monge percebeu que era impossível concluir tal tarefa em tão pouco tempo.

Foi então que o monge, aparentemente desiludido com a graça divina, recorreu à Lúcifer para que o ajudasse a terminar seu trabalho e salvar sua vida. Em troca, ofereceu sua alma ao anjo caído, que finalizou a obra naquela mesma noite. Como agradecimento, uma imagem do Diabo foi incluída em uma página inteira.

A intervenção de Lúcifer na confecção deste intrigante manuscrito continua sendo um mistério. Mesmo as mais cuidadosas análises da escrita utilizada no livro não são capazes de identificar qualquer perturbação no padrão uniforme do Codex. Em nenhum momento são verificados sinais de envelhecimento, doença ou estado de espírito do escriba, fazendo com que a lenda da ajuda diabólica continue sendo um dos maiores enigmas deste manuscrito.

Então, o que dizem é que, assim como os Evangelhos da Sagrada Bíblia foi criado pela mão de Deus, o Codex Gigas foi criado pela mão do Diabo.

Uma equipe de especialistas e cientistas realiza uma investigação sem precedentes sobre os segredos do Codex Giga ou “A Bíblia do diabo”. Esse livro que se encontra na Biblioteca Nacional da Suécia, será analisado com luz ultravioleta e grafologia para que os seus segredos sejam desvendados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário